top of page

Agora é oficial! Portaria autoriza trânsito e comércio nacional de produtos de origem animal do RS com SIM e SIE

15/05/2024 - 22h15

Foto: João Alves


A Portaria SDA/MAPA 1.114 de 15 de Maio de 2024 autoriza o ingresso e comercialização de Produtos de Origem Animal do Rio Grande do Sul em caráter emergencial durante o prazo de 90 dias. A decisão tomada pelo Governo Federal permitirá às pequenas agroindústrias do Rio Grande do Sul uma esperança diante do cenário de desalento que assola todo o povo gaúcho.


Com perdas materiais, comércio e escoamento prejudicado da sua produção no mercado estadual, muitos produtores relataram perdas de 50 a 90% do faturamento previsto para o mês de Maio. Mas a publicação da portaria, além de dar ânimo aos produtores, será uma oportunidade de apresentar ao Brasil o potencial não só dos queijos artesanais gaúchos, mas de outros produtos artesanais e da agroindústria familiar.


"Para a AGL proteger e fomentar a produção agroalimentar artesanal não é um ato assistencialismo, mas sim defender nosso patrimônio, cultura, identidade, nosso território e principalmente nossa soberania alimentar" - Danilo Cavalcanti Gomes (Diretor Técnico da AGL)


A portaria publicada no Diário Oficial da União pode ser consultado no link abaixo:





412 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page